Prédio de Porto Alegre Usa Vidros que Reduzem em 60 Por Cento o Calor
Custo é maior, mas economia compensa no longo prazo
Um prédio de Porto Alegre está sendo construído com vidros que reduzem 60% do calor. Por consequência, também diminui em 30% a carga térmica sobre o ar-condicionado. O projeto foi batizado de JBZ pela Belmondo Empreendimentos e fica na esquina da Avenida Carlos Gomes com Rua Anita Garibaldi.
A empresa conta que foram feitas simulações de computador para escolher o vidro. O material é fabricado em Porto Real, no Rio de Janeiro. Do modelo chamado NP50, ele também permite um melhor aproveitamento da luz.
Comparando com o comum, o vidro usado no JBZ tem um preço 50% maior. No entanto, esse investimento é recompensado ao longo do tempo com um consumo menor de energia elétrica, enfatizam os diretores da Belmondo, os irmãos Bruno e Mauro Zaffari.
“O gás ionizado bombardeia a superfície de uma série de cátodos metálicos com íons. Os átomos do metal desejado são vaporizados e depois depositados em camadas para formar um filme fino na superfície do vidro”, diz a explicação – bem – técnica sobre o vidro.
Além de outras medidas adotadas nos chamados “prédios verdes”, os elevadores do JBZ se valem do próprio peso para gerar 30% de sua energia enquanto estão em uso. O empreendimento tem ainda uma certificação de sustentabilidade internacional chamada de LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
Foto: Marcelo Donadussi
Reportagem escrita por Giane Guerra – GaúchaZH – 03.10.2019
Fale com o JBZ
Para agendar uma visita ou conhecer mais sobre nosso empreendimento, preencha o formulário abaixo:
Localização
Av. Carlos Gomes, 400